O segredo da segurança do Smart UX Center

Padrão
Blog_Smart_Ux_Center_Security

Quando a Samsung apresentou o Smart UX Center, a primeira interface de usuário de impressoras baseada no sistema Android, a indústria conheceu uma nova experiência de impressão, muito mais fácil e conveniente. Para que isso fosse possível, ela desenvolveu uma interface intuitiva, familiar aos usuários de tablets e smartphones, e criamos aplicativos e widgets que permitiram expandir as funções já existentes nas impressoras.

Mesmo com tantas facilidades, alguns usuários ainda não utilizam plenamente todas as funções do Smart UX Center por acharem que sua plataforma de código aberto não é segura o suficiente. Mas isso não é verdade! O Smart UX Center opera com uma estrutura de segurança robusta e multicamadas, com configurações de controle de acesso que protegem integralmente todos os dados do sistema.

Confira agora, em detalhes, o funcionamento do sistema de segurança do Smart UX Center desenvolvido pela Samsung.

Segurança do Sistema

Os sistemas de impressoras equipadas com o Smart UX Center são compostos por duas plataformas: a plataforma Android UI e a plataforma do sistema principal. A primeira roda a GUI (interface gráfica de usuário), que permite a experiência intuitiva de toque como a dos tablets e smartphones, enquanto a segunda armazena dados de usuário e de impressão.

2 impressão economica

As duas plataformas se comunicam entre si, mas para acessar a plataforma do sistema principal por meio da Android UI é necessário entrar na pasta de downloads do Smart UX Center. Todos os dados armazenados na plataforma do sistema principal são criptografados e requerem descriptografia toda vez que a plataforma UI pede permissão. A comunicação desta plataforma com outros dispositivos da rede, como servidores e PCs, é possível apenas pela rede do sistema principal.

Segurança da Interface de Usuário

Riscos de segurança  associados a uma plataforma de código aberto podem surgir a partir da criação de dados não-verificados. O Smart UX Center está livre destes riscos por dois motivos: um processo rigoroso da Samsung de garantia de qualidade e o controle total do usuário sobre as configurações do Smart UX Center.

Processo de Aprovação de Segurança

Os aplicativos e widgets fornecidos pela Samsung e seus parceiros são submetidos a um processo de aprovação (Samsung’s Security QA Process) de vários passos antes de serem registrados para a verificação de qualidade e segurança. Somente aqueles que passam por nossos processos de qualidade podem ser registrados no Samsung Printing App Center. Antes de baixar qualquer aplicativo, o sistema exibirá um pop-up com uma mensagem que garante sua segurança.

As atualizações de firmware também contam com segurança total. A única maneira de atualizar o firmware do Smart UX Center é pelo upgrade oficial da Samsung, que passa por autenticações de usuário e verificações de assinatura, eliminando a possibilidade de invasões ao sistema.

Controle de Usuário – Configurações Administrativas

As configurações do Smart UX Center podem ser ajustadas para dar apenas ao administrador a permissão para instalar ou remover aplicativos, o que regula a instalação de aplicativos de terceiros. Para reforçar ainda mais a segurança, o administrador pode bloquear o acesso às entradas USB (incluindo instalações) ou desativar a instalação de qualquer aplicativo por todos os usuários, incluindo ele mesmo. O administrador também pode limitar o uso do navegador pelos usuários.

A Estrutura de Segurança da Samsung

1 Impressão inteligente

Todos os produtos da Samsung operam com uma estrutura de segurança multicamadas desenvolvida para proteger as informações durante todo o ciclo de vida de um documento, desde a criptografia de dados até sua administração.

A estrutura de segurança da Samsung é composta por cinco componentes:

  1. Usuário Seguro
    Inclui autenticação, autorização e contabilidade para limitar o acesso da impressora multifuncional a usuários verificados, delegar níveis de acesso variados e monitorar o uso de dados  por dispositivo, grupo ou usuários individuais, respectivamente.
  2. Dados Seguros
    Os dados que ficam ou passam pela multifuncional são criptografados e submetidos à tecnologia de subscrição do disco rígido.
  3. Rede Segura
    Apenas os dispositivos conectados à rede autorizada possuem acesso à multifuncional com protocolos TLS/SSL, segurança de IP  e protocolos de segurança de rede.
  4. Documento Seguro
    Uma das características principais deste componente é a atribuição de senhas para impressões individuais, o que garante segurança e entregas autorizadas de impressões e faxes.
  5. Administração Segura
    Com a possibilidade de fazer auditorias de jobs, o administrador pode monitorar eventos e ações de usuários logados no sistema, incluindo requisições de dados, resultados de subscrição de imagens e mudanças feitas nas funções e configurações de auditoria de segurança. Executar backups regulares garante rápida recuperação de dados caso haja perdas no sistema.

Quer conhecer dicas sobre como escolher a multifuncional ideal? Clique aqui.

Leave a Reply