Da convergência de dispositivos para a experiência de convergência: como a impressão está evoluindo

Padrão
Da-convergencia-de-dispositivos-para-a-experiencia-de-convergencia1

Dispositivos intuitivos: por que só ao alcance das mãos?

Tablets e smartphones evoluíram de simples brinquedos tecnológicos, símbolos de estilo de vida, para recursos que revolucionaram nossos locais de trabalho, fornecendo mais mobilidade e eficiência. E essa evolução continua…

Mas enquanto a usabilidade e intuitividade desses dispositivos móveis se tornaram rapidamente familiares aos negócios, será que as mesmas características de experiência do usuário se estenderam para a impressão?

“Ansiedade” de impressão

No mundo dos negócios de hoje, empresas de todos os tamanhos estão mais abertas a adotar as tecnologias mais recentes em seus ecossistemas corporativos, devido aos benefícios comprovados. Mas a tendência era deixar para trás a expectativa e a satisfação com o desempenho da tecnologia de impressão, sendo a experiência do usuário neste caso, tradicionalmente, meio desajeitada e complicada – causando tanto medo quanto desconforto. A questão é: por que as impressoras não podem ser mais inteligentes e mais intuitivas, já que são utilizadas em quase todos os ambientes de negócios, no mundo inteiro?

Casamento “intuitivo”

A ideia de acrescentar a tela de um tablet não é nova e já foi comercializada. No entanto, a menos que a “ideia” de ter um tablet na impressora se transformasse, os benefícios seriam menores. Indo além da experiência do usuário, capitalizar realmente essa convergência – da digitalização à impressão – exigia um “casamento” em que não bastava dois se tornarem um: a experiência teria de ser completamente diferente. As empresas precisam de soluções de impressão inteligentes, que possam ser facilmente gerenciadas, criando a mesma percepção que as pessoas têm ao utilizar seus smartphones e ainda proporcionando um excelente desempenho, além de redução de custos.

A convergência, afinal

Integrar o tablet e a impressora significa mais do que simplesmente conectar dois dispositivos diferentes. Uma integração bem-sucedida fornece ao usuário uma experiência de impressão completamente nova, intuitiva, e traz para o negócio uma série de benefícios. Veja a seguir.

– Extensibilidade – Vários aplicativos para obter workflows produtivos e eficientes, aqui especialmente projetados para melhorar a experiência de impressão em empresas de todos os tamanhos, por meio da plataforma Android, permitindo que os usuários personalizem sua gestão de documentos de acordo com seu próprio estilo de trabalho.

– Facilidade de usar – “Intuitivo”, em tecnologia, significa que a adoção deve ser natural. Diante de fluxos de trabalho diário que mantêm a equipe ocupadíssima, minimizar o tempo destinado a lidar com documentos aumenta significativamente a satisfação dos funcionários. Por exemplo, acabando com a “dor de cabeça” da configuração, garantindo que não há etapas de ativação complicadas, tanto do sistema quanto para o usuário conectar-se a partir de seu dispositivo.

 – Segurança – A plataforma Android e o servidor controlados protegem as informações do negócio contidas nos documentos.

 – Produtividade – Uma experiência de usuário sem interrupções – que abrange desde o funcionário incluir seu próprio dispositivo até o ponto da impressão propriamente dita – resulta numa força de trabalho mais produtiva e sempre pronta. Uma interface intuitiva também suaviza a curva de aprendizagem muitas vezes associada à adoção de uma nova tecnologia.

Historicamente, o tablet não anda de mãos dadas com documentos impressos – teoricamente, até mesmo os substitui, por ser fino, leve e portátil. Mas, apesar de tudo, isso não se reflete na prática. Além da convergência dos dois dispositivos, o casamento dos benefícios das duas tecnologias certamente cria algo digno de atenção.

Criar um fluxo de trabalho mais intuitivo, por meio de uma experiência de impressão fácil, que torna simples um cotidiano complicado, é algo que todos nós mal podíamos esperar. A produtividade dos funcionários às vezes ainda depende da impressão – por isso é tão importante dar a eles o poder de imprimir intuitivamente.

Leave a Reply