3 maneiras de economizar seus custos com impressão

Padrão
BLOG-620x250px (1)

Reduzir custos, inclusive os relacionados à impressão, é um dos principais objetivos de qualquer empresa. Por isso, dicas sobre o assunto são sempre muito bem-vindas.

Confira agora três dicas selecionadas pela Simpress para que você economize com processos de impressão e aumente a eficiência, produtividade e rentabilidade da sua empresa.

1) Tenha o controle completo dos seus processos de impressão

Otimizar a infraestrutura de impressão de sua empresa com um Outsourcing de Impressão  é o primeiro passo para minimizar gastos nesta área. A maioria dos gestores de TI não sabem o quanto os custos de impressão não gerenciados podem influenciar o caixa de uma empresa.

O outsourcing possibilita que você visualize e tenha o controle total de documentos produzidos, o que ajuda a entender os custos envolvidos, padrões de uso e o que é necessário para criar um ambiente ideal de impressões.

A Schenker no Brasil é um exemplo de como o outsourcing certo ajuda a reduzir os custos e o desperdício de impressão. Em uma das filiais, a Simpress implementou a solução follow-you print, que reduziu a zero o desperdício de páginas impressas. Com um cartão funcional equipado com tecnologia RFID (identificação por radiofrequência), o usuário garante a liberação dos documentos. Ao aproximá-lo de um sensor instalado em qualquer impressora do escritório, o usuário é identificado e a impressão das páginas é autorizada.

Com a estratégia certa, você ganha mais produtividade e reduz custos operacionais, que podem ser reinvestidos futuramente para ajudar seu negócio a crescer ainda mais.

2) Otimize soluções de impressão para reduzir o desperdício

– Impressão segura

Soluções de segurança que promovem práticas responsáveis de impressão ajudam a reduzir custos. A impressão segura bloqueia cada arquivo antes que o usuário o libere na impressora, evitando impressões desnecessárias. Arquivos que não foram liberados também podem ser deletados. A International Data Corporation (IDC) afirma que soluções de impressão segura podem reduzir o desperdício de impressões em mais de 10%.

– Regras de impressão

Aplicar regras específicas de impressão também ajuda na redução de custos. Elas permitem que os gestores de TI ativem, desativem e ajustem certas funções de impressão. É possível, por exemplo, direcionar arquivos específicos para impressoras mais econômicas ou restringir funções, como impressões coloridas.

Você pode monitorar todas as atividades de impressão por usuário e dispositivo, o que permite saber o que está sendo desperdiçado e como investir melhor seu orçamento.

– Plataforma de arquitetura aberta

Se você quer utilizar estas soluções que geram mais economia, mas está preocupado com o valor delas, uma opção é investir em uma plataforma de arquitetura aberta. Assim, você poderá adicionar todas estas soluções customizadas e ainda estenderá o valor de sua impressora sem precisar comprar modelos mais caros e avançados.

Um exemplo dos benefícios deste tipo de plataforma está na cidade de Arlington, no estado americano do Texas. A administração municipal precisava minimizar seus custos de operação, mantendo as impressoras que já tinham. Ela queria impressões seguras e monitoramento de uso, mas sem gastar muito.

Tudo isso foi possível graças à eXtensible Open Architecture (XOA), que permitiu integrar facilmente softwares de terceiros à equipamentos já existentes. O resultado foi uma redução significativa nos custos, com diminuição do número de impressoras existentes em 56% e 21% menos desperdício de papel.

3) Compre suprimentos de qualidade

Como parte de uma necessidade de redução de custos, muitas empresas querem gastar menos comprando suprimentos mais baratos, como toners não-originais. Porém, um toner como este pode gerar vazamentos, impressões de baixa qualidade, ruídos excessivos na impressora e outras falhas que podem gerar ainda mais prejuízo para a empresa.

Ao utilizar toners originais, sua empresa fica protegida destes riscos e ganha mais confiabilidade e desempenho. Os toners originais Samsung, por exemplo, oferecem inúmeras vantagens, como imagens mais vívidas, nítidas e com cores perfeitas; o dobro de páginas impressas por toner em comparação com modelos não-originais; e garantia contra falhas.

Os processos de impressão  tomam grande parte do fluxo de trabalho e respondem por uma grande parte dos custos totais das empresas. Mas se as dicas acima forem praticadas no seu negócio, você terá uma economia cada vez maior dos seus custos e poderá controlá-los com mais eficiência.

Você também pode otimizar ainda mais a redução de custos com a Simpress. Nossas soluções de outsourcing de impressão e gestão de documentos aumentam a produtividade da sua empresa e trazem mais rentabilidade e segurança aos seus processos internos. Acesse www.simpress.com.br e saiba mais. Você se surpreenderá com o quanto pode ser economizado!

Leave a Reply